Análise do teor de fluoretos na água de abastecimento público no município de Vassouras
Resumo
O município de Vassouras apresentou uma baixa prevalência da cárie dentária em indivíduos de 12 anos, segundo levantamento realizado pela Universidade Severino Sombra, em 2008. Neste sentido, cabe investigar a contribuição do teor de fluoretos das fontes naturais da água de abastecimento público no controle da doença, visto que o heterocontrole do flúor não é feito pela estação de tratamento local. Em parceria com o curso de Química Industrial, o curso de Odontologia mapeou 30 pontos de captação de água no município e em seus distritos, para serem submetidas à análise laboratorial avaliando o enquadramento do produto às exigências da Norma de Qualidade da Água para Consumo Humano e à minimização dos riscos de exposição populacional a teores prejudiciais à saúde. Segundo o padrão de potabilidade da água para consumo humano, o valor máximo permitido de fluoretos é de 1,5 mg L-1 e as medições efetuadas na USS, segundo as normas analíticas do Instituto Adolfo Lutz, forneceram valores entre 0,03 e 0,20 mg L-1. Estes resultados demonstram a distribuição desigual do íon na água de consumo que, apesar de situar-se dentro dos padrões não deletérios, carece de suplementação para o efetivo controle da cárie dentária.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/