Contaminação bacteriana de três cimentos ionoméricos de vidro após diferentes períodos de armazenagem
Resumo
Os cimentos ionoméricos são amplamente utilizados na Dentística restauradora devido ao seu potencial anticariogênico, em função da liberação de fluoretos. Este trabalho avaliou a contaminação bacteriana, de dois cimentos de ionômero de vidro convencionais e um cimento de ionômero de vidro modificado por resina, após diferentes períodos de armazenamento (24, 48 e 168 horas). Para este estudo, foram confeccionados 30 corpos-de-prova, distribuídos em 3 grupos teste com n=10, sendo: GI: Maxxion R, GII: Vidrion R e GIII: Vitro Fil LC. Os corpos-de-prova foram confeccionados com o auxílio de uma matriz metálica cilíndrica com dimensões de 5 mm de diâmetro e 2 mm de espessura (ISO 4872). Para a análise da contaminação bacteriana, os corpos de prova foram inseridos em meios de cultura confeccionados com Ágar Sangue em Placas de Petri e posteriormente contaminados com a cultura bacteriana de Streptococcus Mutans. Imediatamente após a confecção e contaminação dos corpos-de-prova, não foi observado formação bacteriana para nenhum dos materiais testados; após os períodos de armazenamento, apenas com o GI foi observado proliferação bacteriana. O material ionomérico representado pelo GI foi o único que, após os períodos de armazenamento, apresentou mudanças.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/