Destino final dos resíduos químicos e biológicos dos consultórios particulares no município de Vassouras-RJ
Resumo
A poluição ambiental gerada pelas práticas odontológicas tem gerado muitas preocupações aos pesquisadores no que diz respeito à saúde e qualidade de vida da população. Radiações ionizantes, metais pesados e solventes orgânicos, usados nos consultórios odontológicos, além de produzirem impactos ambientais quando não manipulados de forma adequada, também representam riscos à saúde. Todos os resíduos químicos gerados nos consultórios odontológicos que apresentam riscos a saúde quando não submetidos ao processo de reutilização, recuperação ou reciclagem, devem ser submetidos a tratamento e disposição finais específicos para minimizar ou até impedir os efeitos adversos causados pelos mesmos. É necessário que os profissionais que trabalham no serviço de gerenciamento de resíduos conheçam o sistema adotado para Resíduos de Serviços de Saúde, como a prática de segregação de resíduos, bem como conhecer os símbolos, expressões, entre outros fatores indispensáveis à completa integração do serviço do PGRSS. Este trabalho tem como objetivo avaliar os métodos utilizados para o descarte correto do lixo químico e biológico, realizados pelos cirurgiões dentistas nos consultórios odontológicos particulares da cidade de Vassouras - RJ.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/