Colagem de fragmentos dentais em incisivos centrais superiores
Resumo
Além de proporcionar um sorriso agradável, o tratamento restaurador estético deve restabelecer a função mastigatória. Os traumatismos dentários com perda de esmalte e dentina são muito freqüentes. Este trabalho demonstra um relato de caso clínico de colagem de fragmentos em incisivos centrais com resina composta. A história clínica revelou que a paciente sofreu uma queda devido a um desmaio. A fratura envolveu 2/3 da coroa dos dentes 11 e 21, sendo que no dente 11 houve uma fratura transversal com extensão subgengival na face palatina. Não houve envolvimento pulpar e nem alteração de cor entre os dentes remanescentes e os fragmentos. Os procedimentos realizados foram cirurgia de retalho na palatina do dente 11 e colagem dos fragmentos com sistema adesivo e resina composta. A colagem de fragmentos homólogos constitui-se uma alternativa para a restauração de dentes fraturados por ser uma técnica conservadora, econômica e segura, que preserva a estrutura dentária, proporcionando restabelecimento funcional e estético ao paciente.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/