A percepção do enfermeiro quanto à saúde do negro
Resumo
Como todo cidadão negro, interessado nas questões étnicas, tendo em vista inquietação a respeito da saúde pública, tenho observado que entre os negros, há patologias que são específicas. O presente estudo tem por objeto a percepção do enfermeiro da Atenção Primária na promoção e prevenção da saúde da população negra. Objetivamos identificar os aspectos relativos à saúde do negro sobre os quais os enfermeiros que trabalham na Atenção Básica têm conhecimento; conhecer as orientações realizadas pelo enfermeiro da Atenção Básica dispensadas ao paciente negro, a partir de uma revisão bibliográfica da literatura já existente sobre o assunto. Visamos contribuir para a melhoria da qualidade da assistência prestada pelo enfermeiro da ESF - Estratégia Saúde da Família à população negra. Trata-se de uma revisão bibliográfica, realizada em estudos indexados nas bases de dados em Ciências da Saúde (LILACS) e (SCIELO). Verificou-se que existem poucas pesquisas realizadas por Enfermeiros a respeito dessa temática, apesar de ser um país com o maior número de população negra fora do Continente Africano. Em síntese, o estudo demonstrou que há necessidade de redução nas desigualdades sociais e na saúde; visto que, o interesse do profissional enfermeiro contribuiria para a melhoria na qualidade de vida desta parcela da população.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/