A percepção da autoimagem do cliente renal crônico com cateter temporário de duplo lúmen
Resumo
O presente estudo tem por objetivo identificar a percepção dos clientes com insuficiência renal crônica, submetidos à hemodiálise ambulatorial por meio do cateter temporário de duplo-lúmen (CTDL) implantado no seu corpo, bem como, analisar a importância da implantação do cateter para a autoimagem do cliente. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado no setor de hemodiálise do Hospital Universitário Sul Fluminense da cidade de Vassouras, a partir da coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas à 3 clientes portadores do CTDL. A análise dos dados emitidos pelos sujeitos evidenciou cinco categorias temáticas: interferência do cateter no desempenho das atividades, sentimentos e sensações expressos após a implantação do cateter, alteração da imagem corporal, preocupações geradas pelo uso do cateter e vida social após a implantação do cateter. Os resultados do estudo apontam que os entrevistados perceberam modificações significativas frente a diversos aspectos de seu cotidiano a partir da implantação do dispositivo para a realização de hemodiálise e que a vulnerabilidade desencadeada pela implantação do CTDL, altera de uma forma negativa a percepção que o indivíduo tem da sua autoimagem.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/