A questão do gênero na consulta ginecológica de enfermagem: con-vergências e divergências na prática acadêmica
Resumo
presente estudo tem como objetivos identificar como os acadêmicos de enfermagem abordam a questão do gênero durante a anamnese na consulta ginecológica. E analisar o cuidado de enfermagem à mulher sob a perspectiva da questão do gênero. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa. Constituíram-se sujeitos do estudo 10 alunos do oitavo período do curso de graduação em enfermagem da Universidade Severino Sombra, localizada no interior do estado do Rio de Janeiro, escolhidos aleatoriamente, conforme disponibilidade e que aceitaram participar da entrevista. Os dados foram produzidos a partir de entrevista despadronizada através de um roteiro. Foram identificados os aspectos centrais e relevantes acerca das percepções, abordagem e cuidados de enfermagem sob a perspectiva da questão do gênero. Para análise final o material estruturado foi articulado ao referencial teórico, a fim de identificar conteúdo subjacente ao encontrado e assim responder às interrogações do estudo com base nos objetivos. Os resultados apontam que apesar de abordar questões sociais durante a anamnese na consulta ginecológica, 60% dos acadêmicos entrevistados distorcem ou confundem conceitos sobre gênero e que 70% baseiam os cuidados de enfermagem no modelo biomédico, assinalando a urgência de maiores discussões durante a academia sobre o tema.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/