Ações de enfermagem em planejamento familiar: uma análise bi-bliográfica
Resumo
Considerando que o planejamento familiar deve ser um elemento primordial na prevenção primária de saúde, os objetivos do presente estudo são identificar as atividades desenvolvidas pelos profissionais de enfermagem na execução do programa de planejamento familiar e verificar quais as facilidades e dificuldades encontradas por esses profissionais no desenvolvimento das atividades em grupos de planejamento familiar. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura realizada através de estudos realizados entre os anos de 2007 e 2012 que tratam do tema em questão, acessando-se as bases de descritores da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) a procura de estudos indexados nas bases de dados da coleção Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Banco de Dados de Enfermagem (BDENF) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). A partir do ano 2007, as publicações da enfermagem acerca do planejamento familiar, englobaram basicamente quatro temáticas: conhecimento e prática profissional frente ao planejamento familiar; utilização de métodos anticoncepcionais; educação em saúde no planejamento familiar e gênero e planejamento familiar. Conclui-se que as orientações em grupos de planejamento familiar tendem a ampliar o conhecimento das mulheres sobre a saúde reprodutiva e contribuir para que as mesmas estejam atentas para a sua saúde, já que mulheres informadas têm maior capacidade de participar livre e ativamente da escolha do método contraceptivo que melhor lhe convier.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/