Atuação do enfermeiro na atenção aos usuários dependentes de ál-cool – uma retrospectiva bibliográfica
Resumo
O uso de substâncias psicoativas no Brasil se constitui em um grave problema de saúde pública que preocupa os profissionais da saúde, pois seu consumo abusivo ocasiona altos custos para o governo e para sociedade. O presente estudo traçou como objetivos pontuar as ações do enfermeiro no recebimento e acolhimento do usuário dependente de álcool e descrever as ações desenvolvidas pelo enfermeiro junto aos usuários dependentes de álcool, a partir da análise da produção de artigos existentes. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, onde foram utilizadas páginas oficiais na internet, teses, livros e artigos disponibilizados nas bases de dados da LILACS e a Scielo, no período de 2005 a 2011. Foi realizada a leitura dos resumos dos artigos publicados, compilamento e o fichamento de todo material e então confeccionada uma planilha onde os mesmos foram descritos. Os resultados indicaram que o enfermeiro participa de programas de atendimento ao paciente etilista, utilizando testes específicos para detecção do problema, propondo intervenções que objetivam resultados positivos na recuperação do indivíduo. Pode-se concluir que existe ainda uma quantidade significativa de profissionais que apresentam atitudes moralistas e condenatórias em relação aos dependentes de álcool. No entanto, em se tratando de profissionais que cuidam diretamente dessa população, há uma visão bem otimista em relação ao prognóstico desses pacientes, bem como uma maior preocupação com ações que visem à identificação precoce e prevenção do agravamento dos problemas relacionados ao álcool e ao alcoolismo.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/