Doenças ocupacionais na enfermagem quando o trabalho adoece
Resumo
A equipe de enfermagem é constantemente exposta a agentes químicos, físicos e biológicos no ambiente de trabalho o que aumenta os riscos para desenvolver doenças ocupacionais. Estabeleceu-se como objetivos para o estudo: identificar através da produção científica as doenças ocupacionais decorrentes do trabalho de enfermagem e caracterizar os fatores desencadeantes das doenças ocupacionais na equipe de enfermagem. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, através de uma revisão sistemática de artigos científicos referentes ao assunto, publicados entre 2000 e 2011, disponíveis on-line na língua portuguesa. A análise ocorreu a partir de 25 artigos, por se adequarem à temática do estudo em tela, sendo os demais excluídos. Os artigos analisados evidenciaram que os profissionais da equipe de enfermagem mais acometidos por Doenças Ocupacionais são os do sexo feminino. As doenças mais comuns são Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho, Síndrome de Burnout, Depressão, Afecções do Trato Respiratório, Trato Urinário e Dermatoses. Os fatores que levam essas doenças ocupacionais são múltiplos sendo citados pelas literaturas as jornadas duplas de trabalho, baixa remuneração, ambiente inadequado de trabalho, estresse. Identifica-se a necessidade do gestor elaborar medidas de prevenção e proporcionar educação permanente buscando promover, prevenir e reabilitar a saúde ocupacional da equipe de enfermagem.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/