Realidades sobre os esteroides anabolizantes: uma proposta de edu-cação em saúde pelo profissional de enfermagem
Resumo
A educação é capaz de transformar o homem em ser social e histórico, possibilitando a formação de novas gerações através da transmissão de conhecimentos, valores e crenças. Os anabolizantes podem ser vistos como elementos reconfiguradores do corpo, entretanto apesar do fato dos esteroides anabolizantes demonstrarem possíveis melhoras tanto no desempenho físico como na aparência física, doses exageradas podem trazer várias alterações deletérias. Assim o presente estudo tem com o objetivo de propor a atuação da enfermagem nas práticas de educação em saúde com usuários de esteroides anabolizantes, a partir de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa da literatura já existente. Foram analisados 14 artigos publicados na base de dados, ScIELO, LILACS, PUBMED no período de 2005 a 2012 referentes ao tema. Entretanto não foram encontrados artigos que estivessem com a mesma temática, por tal fato foram analisados artigos sobre anabolizantes assim como artigos sobre o papel do enfermeiro na educação em saúde. Portanto pode-se concretizar a importância de tal profissional como educador, realizando ações que trarão benefícios a indivíduos que utilizam de forma errônea estes fármacos.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/