Musicoterapia: benefícios para a terceira idade
Resumo
O presente estudo buscou abordar os benefícios da musicoterapia. O fato é que a música está envolvida de diversas maneiras na vida de todo o mundo, os motivos que levaram o autor deste estudo na realização desta pesquisa foram provenientes do contato com idosos nas instituições de saúde e através das aulas de terapia complementares e no período de estágio da disciplina saúde do idoso. Com as seguintes questões norteadoras: Existem benefícios da musicoterapia para a saúde do idoso? Quais são os benefícios que a musicoterapia poderá trazer para a saúde do idoso? Objetivou-se identificar e descrever quais os benefícios que a musicoterapia propicia para a saúde do idoso. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva e exploratória com abordagem quali- quantitativa. Tal estudo serviu como âncora que contribuiu com os fundamentos teóricos, inter-relacionando com a promoção da saúde desta população idosa, além de elucidar a prevenção, redução do adoecimento, atentando assim, para a qualidade de vida do idoso, a adoção de tecnologias leves pelos profissionais de saúde, sendo este um dos acertado caminhos para fazer saúde no Brasil, principalmente junto à população idosa.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/