O ambiente da pediatria: estratégias da equipe de enfermagem frente às crianças internadas
Resumo
O presente estudo buscou descrever o ambiente da pediatria e identificar que estratégias a equipe de enfermagem utiliza frente à hospitalização da criança. Como objeto de estudo estratégias utilizadas pela equipe de enfermagem frente hospitalização pediátrica. O estudo se justifica por trazer tona reflexões sobre a nossa prática profissional e principalmente por nos mostrar a importância da comunicação, da abordagem como instrumento de interação com crianças e familiares diante do processo de hospitalização. Proporcionando um ambiente hospitalar pediátrico menos aterrorizante. A hospitalização não é processo fácil de ser enfrentado. Trata-se de mudanças nas rotinas e hábitos e sem falar do local que não é a casa do indivíduo e, portanto não oferece o conforto e a liberdade que lá são encontrados. A metodologia utilizada foi pesquisa de revisão bibliográfica do tipo descritiva de característica qualitativa. Foram encontrados 18 artigos, dentre estes foram excluídos 10, por não se adequarem na temática proposta descrita acima. Ao final foram selecionados 08 artigos, dos quais fazem parte desta pesquisa. Os resultados encontrados evidenciaram que o ambiente da pediatria é assustador e que a equipe de enfermagem utiliza estratégias para amenizá-lo, tais como: brinquedo terapêutico, musicoterapia e motivos lúdicos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/