O impacto da mastectomia no estereotipo da mulher: uma revisão de literatura
Resumo
O câncer de mama é o tipo de neoplasia maligna mais comum na população feminina no mundo. Uma das formas de tratamento é a mastectomia, procedimento que gera grande impacto na vida das mulheres. Estabeleceu-se como objetivos para o estudo: identificar na literatura as mudanças físicas e emocionais para as mulheres submetidas à mastectomia; analisar o impacto no estereótipo das mulheres submetidas à mastectomia descrita na literatura. O estudo é do tipo exploratório, descritivo, através de uma revisão sistemática dos artigos publicados em português, no ano de 2003 a 2011. Foram analisados 11 artigos, pois se adequaram aos critérios de inclusão estabelecidos. Os resultados evidenciaram que as mulheres submetidas à mastectomia se sentem “mutiladas” após a cirurgia gerando grande impacto em sua sexualidade, em sua convivência familiar e social, na sua imagem corporal e no autocuidado onde emergem novos valores para mulher. Os estudos apontam diferenças no impacto em diferentes grupos etários sendo evidenciado que as mulheres mais jovens sofrem mais com a mastectomia. Assim é necessário estabelecer uma assistência integral a saúde da mulher submetida à mastectomia, com base em um atendimento multiprofissional, buscando proporcionar medidas de promoção da qualidade de vida da mulher e de seus familiares.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/