O transplante de órgãos e o papel da enfermagem
Resumo
Transplante é a remoção ou isolamento parcial de uma parte do corpo e seu implante no corpo da mesma pessoa ou de outra. É um procedimento terapêutico bem estabelecido e que apresenta progressos quanto a seus resultados. O transplante de órgãos requer uma infra-estrutura de apoio bastante complexa, o que torna um recurso muito dispendioso e de alcance muito restrito. O presente estudo teve como objetivo mostrar e conhecer a atuação do Enfermeiro frente ao Transplante de Órgãos, mostrando sua assistência. Trata-se de um estudo exploratório, de caráter qualitativo feito através de uma revisão de literatura com busca nas seguintes bases de dados: BIREME, LILACS E SCIELO. Os resultados evidenciaram que o Enfermeiro atua em diferentes fases do Transplante, por meio de cuidados de Enfermagem. Além disso, atua no suporte emocional do paciente desempenhando um importante papel.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/