Uma revisão bibliográfica acerca das ações educativas do enfermei-ro na amamentação
Resumo
A amamentação é o melhor método para a alimentação do bebê, trazendo benefícios imunológicos e nutricionais para a criança, além de proporcionar uma relação afetiva entre mãe e filho. No âmbito de auxiliar a mãe no ato de amamentar, o profissional de enfermagem deve estar apto a reconhecer as necessidades individuais de cada mãe, elucidando dúvidas e fortalecendo do aleitamento materno. Este estudo tem como objetivo identificar e caracterizar as medidas educativas adotadas por enfermeiros na amamentação e demonstrar a eficácia dessas medidas no processo de aleitamento materno. Trata-se de uma revisão de literatura do tipo exploratória e descritiva. Artigos científicos publicados entre 2003 a 2011 nas bases de dados Bireme e Scielo. Foram selecionados 20 artigos por se adequarem a temática. Através da análise percebeu-se que o aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e que as inúmeras vantagens do aleitamento materno são indiscutíveis. As ações educativas determinadas pelos profissionais de enfermagem atuam no processo da amamentação como um fator indispensável, desmistificando os anseios das gestantes sobre a amamentação. O enfermeiro tem papel crucial na orientação à prática da amamentação, pois atuam como facilitadores e encorajadores desta prática, além de atuarem no esclarecimento de todas as dúvidas das gestantes e lactantes.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/