A evasão da criança à vacinação na estratégia saúde da família
Resumo
O estudo aborda a percepção do profissional de saúde sobre os motivos de interrupção do calendário vacinal da criança. Tendo como objetivo geral: descrever a percepção dos profissionais de saúde sobre os motivos da interrupção do calendário vacinal da criança. A produção de dados foi por meio de entrevista semi- estruturada. Foram entrevistados 16 profissionais de saúde das Estratégias de Saúde da Família (ESF) do Município de Vassouras – RJ, coletadas na própria unidade de saúde desses profissionais. Os dados apontam que os profissionais percebem vários motivos que comprometem a vacinação, ocasionando a evasão vacinal da criança. Entre estes motivos: identificamos o fato dos pais serem trabalhadores, negligência dos familiares e a questão dos pais serem adolescentes, entre outros motivos. Concluímos que algumas evidências do estudo foram de grande importância para reorientar certos aspectos de assistência na imunização infantil, potencializando ações que implicarão em menor chance de evasão vacinal.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/