Análise das produções bibliográficas acerca das condições sensíveis à atenção primária
Resumo
Atenção Primária tem importância a nível mundial, é a principal proposta de atenção a saúde no enfrentamento das morbi- mortalidades que atingem a população e geram ônus aos gestores de saúde pública. Justificativa: Nesse sentido se fez claro a necessidade de uma ferramenta indicativa da eficácia da atenção primária no Brasil, portanto criou-se em 2008 uma lista de patologias chamadas de Condições Sensíveis à Atenção Primária (CSAP), objetivando identificar os problemas de saúde possíveis de tratamento ainda no primeiro nível de atenção básica. Objetivo: Identificar na literatura científica nacional a importância deste novo instrumento de fiscalização da atenção básica de saúde. Método de pesquisa: uma revisão bibliográfica da literatura nacional, acerca das publicações pertinentes ao tema em estudo. Os dados foram analisados inicialmente através das seguintes categorias: dados do autor; publicação, ano, nome do periódico, delineamento e a variável de interesse; e importância do novo instrumento de avaliação da atenção básica de saúde. Conclusão: A variável dos estudos encontrados, ou seja, o objeto: “a importância do uso das internações por condições sensíveis à atenção primária como indicador do acesso e qualidade”, caracterizam o foco das publicações analisadas. Bem como há pouca literatura científica ainda sobre esse tema, apesar de sua relevância muito ainda tende-se a melhorar no intuito da eficácia da Atenção Primária em nosso país.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/