O autocuidado de alunos do ensino médio quanto à exposição so-lar

Autores

  • Rafael Borges Teixeira
  • Mônica de Almeida Carreiro

Resumo

Estudantes da área agrotécnica se expõem mais às radiações ultravioletas que alunos de uma escola regular, devido às aulas práticas. A pesquisa tem como objetivos: identificar o uso de métodos de proteção contra raios Ultravioletas tipo A e B em alunos de uma escola agrícola, durante atividades escolares, e verificar o conhecimento deles a este respeito, discutindo o autocuidado em saúde. Foi realizada pesquisa qualitativa, com dez alunos do ensino médio-técnico do Colégio Técnico da UFRRJ, localizado no município de Seropédica (RJ), no período de fevereiro a abril de 2012. Os sujeitos foram informados sobre o estudo, assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido atendendo as determinações éticas do estudo Foram colhidos dados através de entrevistas semi-estruturadas, onde foram gravadas e depois transcritas. Foi utilizado o método de análise de Bardin para apreciação dos dados obtidos. Foram elaboradas duas categorias: identificando o uso de proteção solar e conhecendo os efeitos da radiação UV à saúde humana. Obtivemos como resultados: 50% dos entrevistados usavam algum meio de proteção contra radiação UV. Quanto perguntados sobre os efeitos da radiação UV à saúde humana, 70% dos sujeitos entrevistados relacionaram somente os efeitos negativos da radiação solar, e somente 20% da população citaram os efeitos benéficos e deletérios da radiação UV. Somente 10% dos entrevistados não souberam expor os efeitos da radiação UV à saúde humana. Os dados apontam que os indivíduos entrevistados possuem uma dificuldade em utilizar adequadamente os meios de proteção solar. Os alunos necessitam utilizar não somente o protetor solar, mas também outros meios de proteção.

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Publicado

2017-03-16