Repercussões do bullying entre os adolescentes e as intervenções de enfermagem
Resumo
O estudo trata sobre as repercussões do bullying entre os adolescentes e as intervenções de enfermagem. Tendo como objetivos: descrever o conhecimento dos alunos relativo ao bullying e analisar as repercussões do bullying entre os alunos. O estudo é de natureza qualitativa. A produção de dados foi por meio de entrevista semi-estruturada. Foram entrevistados 12 alunos (adolescentes) do Colégio Estadual Professor Aragão Gomes (CEPAG) no município de Mendes-RJ, onde as entrevistas foram realizadas. Em respeito aos aspectos éticos e legais da pesquisa, o projeto foi submetido à avaliação do CEP/USS, atendendo à resolução 196/96. Os dados foram analisados pelo método de análise de conteúdo temático segundo Bardin (2004). Foram construídas duas categorias: falando sobre bullying, composta pelas subcategorias: definindo bullying, agressores e vítimas e os espectadores e com tudo isso o que fazer? Composta das subcategorias: as repercussões entre os discentes, como enfrentar o bullying? E parceiros contra o bullying. Os dados apontam que os alunos possuem conhecimento sobre esse fenômeno e sobre os prejuízos causados pelo mesmo no indivíduo. Concluímos que o fenômeno bullying é uma realidade nas escolas, gerando danos físicos, mentais e sociais. Mas só agora vem ganhando destaque em pesquisas e discussões. Fato este que demonstra a importância da enfermagem na prevenção e criação de estratégias eficazes nessa luta anti-bullying, trabalhando de forma interdisciplinar e promovendo a amizade, o respeito e ambientes sem violência, onde se estabeleçam relações saudáveis.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/