A importância da orientação de enfermagem quanto fator relevan-te no tratamento do paciente
Resumo
Tivemos como objetivo geral demonstrar a importância da orientação de enfermagem quanto fator relevante no tratamento do paciente hipertenso e objetivos específicos identificar quais as orientações de enfermagem realizadas pelo enfermeiro ao paciente hipertenso descritos em literatura e descrever o papel do enfermeiro no tratamento a hipertensos descritos em literatura. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, através de publicações cientificas indexada nas bases de dados LILACS, MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on-line), BDENF, SCIELO, ADOLEC e Google scholar. Após a seleção do material, dez artigos atenderam aos critérios de inclusão e foram utilizados para a realização deste trabalho. Verificou-se que a enfermagem tem procurado criar seu próprio conjunto de conhecimentos, dando à profissão um padrão científico de ação. Os resultados apresentam que as orientações realizadas pelos enfermeiros mais citadas em artigos foram em relação à dieta, exercícios físicos e adoção de hábitos de vida saudável. O principal papel do enfermeiro consistiu em promoção da saúde, consulta de enfermagem; educação permanente; avaliação e análise de variáveis referentes à hipertensão arterial. O Enfermeiro é um agente de extrema importância no processo de educação em saúde, pois ele possui um papel importante atuando nos programas de controle da hipertensão, tendo condições técnicas de contribuir na solução de problemas que envolvem a saúde do paciente hipertenso prevenindo suas complicações.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/