A percepção da gestante frente à consulta de pré-natal do enfermei-ro na Estratégia Saúde da Família
Resumo
A consulta de pré-natal traz benefícios não só para a gestante como também para o bebê, sendo capaz de reduzir a mortalidade materna e também do neonato. E o enfermeiro é o responsável por preparar essa gestante, tanto psicologicamente como fisicamente para um bom parto, um ótimo aleitamento e também para enfrentar com tranquilidade essa nova fase da vida. Ou seja, a consulta de enfermagem é um instrumento de suma importância para a melhoria da qualidade do pré-natal. Esta pesquisa objetivou descrever o papel do enfermeiro na consulta de pré-natal, identificar as relações interpessoais estabelecidas entre o enfermeiro e a gestante no pré-natal, bem como analisar a qualidade da comunicação desenvolvida entre a gestante e o enfermeiro durante a consulta. Escolheu-se como caminho metodológico a abordagem qualitativa de caráter exploratório-descritivo, optando-se pela entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta de dados, que foi realizada no período de janeiro a março de 2012, envolvendo 10 (dez) gestantes, cujas consultas de pré-natal são realizadas em duas unidades de Estratégia Saúde da Família, localizadas no município de Vassouras/RJ. Os resultados obtidos apontam para um profissional que estabelece vínculos com as gestantes e com a comunidade, preocupando-se com a linguagem utilizada individualmente, mas que no momento da realização da consulta de pré-natal, deixa uma lacuna no que diz respeito às orientações que devem ser transmitidas às gestantes, realizando assim uma consulta de pré-natal insuficiente.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/