Percepção do idoso ao processo de asilamento
Resumo
Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, cujo objeto é a percepção dos idosos que vivenciam o processo asilar. Os objetivos orientam-se para: descrever as reações apresentadas pelos idosos frente a experiência de viver no asilo e analisar as transformações decorrentes do processo de asilamento em idosos. A relevância da pesquisa justifica-se pela necessidade de conhecer as transformações decorrentes no processo de envelhecimento dentro de uma instituição asilar. Buscando despertar o interesse dos profissionais de saúde quanto ao contexto social e de saúde dos idosos. Teoricamente a pesquisa apoiou - se nas concepções de autores e regulamentações que abordam a temática. A pesquisa foi realizada através de entrevistas com quinze idosos residentes de uma instituição asilar do município de Três Rios/RJ. Atendendo a resolução 196/96, os aspectos éticos da pesquisa foram respeitados, o projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Severino Sombra. Os resultados mostraram que os idosos asilados reconhecem o processo de institucionalização de forma acolhedora, no entanto enfrentam dificuldades em seu cotidiano, foi possível evidenciar os aspectos relevantes decorrentes deste processo e demarcar as mudanças sentidas.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/