Confecção de protetor bucal individualizado – relato de caso
Resumo
Nos últimos anos aumentou o número de praticantes de desportos de contato, assim como o risco de traumatismos dento-alveolares, articulares e faciais. O uso de protetores bucais individualizados e confortáveis permite a melhor respiração e a comunicação, fatores estes, fundamentais nestes tipos de desportos. Estes dispositivos fornecem inúmeras vantagens na proteção dentária e dos tecidos moles, na proteção contra fraturas mandibulares, e na proteção da articulação temporo-mandibular. O objetivo deste trabalho foi explorar todos estes aspectos, descrevendo a técnica de confecção deste tipo de aparelho no consultório odontológico. Foi realizada a moldagem do paciente, confeccionado seu modelo de estudo em gesso e a partir dele foi confeccionado o protetor bucal com placa de silicone de 4mm de espessura, prensada a vácuo. Verificou-se que o Protetor Bucal individualizado (tipo III) atua de maneira satisfatória em relação ao atleta, proporcionando a ele proteção, conforto e satisfação.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/