Laminados cerâmicos restabelecendo a estética do sorriso - relato de caso clínico
Resumo
Com a evolução dos materiais restauradores, as facetas laminadas em cerâmica tem se constituído como uma alternativa restauradora eficiente, pois, possibilitam uma maior preservação de estrutura dentária, excelente resultado estético e prognóstico em longo prazo. As facetas são estruturas que recobrem a face vestibular dos dentes e parte das faces proximais dos elementos anteriores, e em algumas situações clínicas pode ser incluída no preparo a face incisal. Este trabalho teve como objetivo relatar, por meio de um caso clínico, a confecção de uma faceta de cerâmica em um incisivo central superior, pois o paciente estava insatisfeito com seu sorriso, tendo como queixa principal o escurecimento do incisivo central superior direito. Ao exame radiográfico, foi observado tratamento endodôntico satisfatório, no entanto, foram realizadas moldagens dos arcos superior e inferior para obtenção de modelos de estudo. O dente foi preparado e após a moldagem, foi confeccionada a restauração provisória com resina composta com o auxílio da matriz em resina acrílica anteriormente confeccionada. Realizado a etapa laboratorial, o passo seguinte foi a prova da faceta e então, a cimentação com cimento resinoso. Verificou-se que as facetas em cerâmica apresentam-se como uma alternativa restauradora que atende às características de função e estética do sorriso.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/