A importância do preparo de boca na reabilitação bucal com próte-ses parciais removíveis
Resumo
A perda dentária ainda é uma situação comum no Brasil, apesar de todo avanço da odontologia. As ausências dentárias podem levar a um desequilíbrio do sistema estomatognático, interferindo nas funções de mastigação, deglutição e fala. As próteses dentárias têm como objetivo, a melhora na realização dessas funções e o restabelecimento estético. Anteriormente à confecção das próteses deve-se realizar o preparo bucal. Como etapas do preparo bucal enquadram-se o tratamento periodontal a fim de se restabelecer a saúde dos tecidos de suporte dos dentes que irão sustentar as futuras próteses parciais removíveis; o tratamento endodôntico em razão de alguma alteração pulpar irreversível; a dentística restauradora para os dentes remanescentes; o tratamento cirúrgico como exodontias de raízes residuais. Objetivo deste trabalho foi apresentar, por meio de um caso clínico, uma opção de reabilitação bucal, em um paciente de 40 anos com múltiplas ausências dentais e necessidade de instrução á higiene oral. Reabilitando a função mastigatória, fonética e a estética do paciente. Verificou-se que o preparo da cavidade bucal para receber as próteses dentárias constitui etapa fundamental no condicionamento do sucesso posterior.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/