Análise comparativa do potencial antimicrobiano de medicamento intracanal na clínica odontológica da USS
Resumo
A terapia endodôntica tem como requisito fundamental a limpeza e desinfecção do sistema de canais radiculares, na qual a medicação intracanal atua como medida auxiliar. Este trabalho teve como objetivo avaliar o potêncial antimicrobiano de medicações utilizadas na clínica odontológica da Universidade Severino Sombra. Para o experimento foram avaliadas as medicações, HPG, PRP, Paramonoclorofenol canforado, Tricresol e o Otosporin. Vinte cepas bacterianas de Sthaphylococcus aureus, Enterococcus, Streptococcus foram testados. Os isolados bacterianos foram suspensos em caldo de Cérebro e Coração (Merk), incubados durante 24 horas a uma temperatura de 37 ̊C. Uma suspensão bacteriana (0,1ml) foi distribuída por toda a superfície das placas contendo ágar sangue de carneiro a 5%. Posteriormente, foram relizados 5 poços em cada placa com auxílio de uma ponteira estéril de 30 µl de cada medicação, foi depositada sobre o poço as medicações utilizadas foram HPG, PRP, PMCC, Tricresol e o Otosporin. Após incubação por 24 horas a 37 ̊C, os diâmetros formados na zona de inibição ao redor do depósito das soluções irrigadoras, foram observados e medidos em milímetros, onde o HPG apresentou maior halo de inibição e o PMCC o menor. Concluiu-se que o HPG apresenta maior potencial antimicrobiano de os demais.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/