“CAFF Cuida”- A importância da educação em saúde na formação médica
Resumo
O CAFF Cuida é um projeto de extensão universitária que visa promover ação social, centrada na educação em saúde, por meio da inserção dos acadêmicos de medicina nas escolas/creches municipais de Vassouras/RJ. Assimila, desse modo, a diversidade que singulariza o indivíduo no contexto do grupo social em que está inserido. O projeto, previamente autorizado pela Secretaria de Educação de Vassouras/RJ, foi iniciado no segundo semestre de 2014 e, atualmente, possui 8 escolas participantes. Cada escola é destinada a uma turma ingressante no curso de medicina, que será responsável pelas ações ali realizadas. Integrantes do projeto realizam, juntamente com a Secretaria de Educação, um cronograma com temas a serem abordados nas escolas participantes. Em um primeiro momento, os acadêmicos sofrem capacitação, que é ministrada por profissional habilitado, sobre o tema pré-determinado. Posteriormente, elaboram uma proposta de ação e um relatório final que a descreva, encaminhado à Extensão Universitária. As abordagens nas ações visam, além do caráter informativo de educação em saúde, o aspecto social e humanístico, que permitem que o discente tenha uma formação consolidada. Os alunos das escolas, acadêmicos do curso de medicina, comunidade e escola, de modo geral, se beneficiam a partir dessa intervenção que permite a promoção de educação em saúde por meio do conhecimento adquirido na universidade e da troca de experiências entre os envolvidos. Tais ações permitem o cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Medicina em relação ao perfil do formando egresso.Downloads
Referências
Gastão WSC. Humanização na Saúde: Um projeto em defesa da vida?, Interface- Comunic, Saúde, Educ. 2005 mar-ago;9(17):389-406.
Rios IC.Humanização: a Essência da Ação Técnica e Ética nas Práticas de Saúde. Revista Brasileira De Educação Médica. 2009;33(2):253–261.
Reis AOA, Marazina I, Gallo PR. A humanização na saúde como instância libertadora. Saúde soc. 2004;13(3):36-43, 2004.
Resolução Nº 3, de 20 de junho de 2014, Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/junho-2014-pdf/15874-rces003-14. Acessado em 31 julho de 2016
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/