O comportamento da Bronquiolite durante a pandemia de COVID-19
impactos causados no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21727/rs.v14i1.3312Resumo
A bronquiolite viral aguda (BVA) é uma doença de elevada morbidade em todo o mundo, principalmente nos meses de inverno, e constitui a infecção respiratória aguda mais comum em menores de 2 anos. Globalmente, o vírus sincicial respiratório (VSR) é uma causa comum de infecção aguda das vias áreas inferiores na infância e uma das principais causas de internações hospitalares em crianças, resultando em uma carga substancial para os serviços de saúde. Com a pandemia de COVID-19, numerosas medidas sanitárias têm sido adotadas para reduzir a disseminação do vírus. Tais medidas ajudaram a conter o surto de SARS‐CoV‐2 e influenciaram na transmissão de outros vírus respiratórios. Esse trabalho teve como objetivo analisar o impacto das medidas restritivas implementadas no combate da COVID-19 sobre a prevalência de internações por bronquiolite em menores de 1 ano no Brasil em 2019 e 2020, comparando com as taxas de mortalidade proporcional e letalidade por esta causa neste mesmo período, através de um estudo populacional, com dados obtidos no portal do Datasus. O presente estudo mostrou que houve redução de internações por bronquiolite no período de sazonalidade da doença em 2020 quando comparado a 2019, ano anterior à pandemia em menores de 1 ano no Brasil, com redução das taxas de internações e mortalidade e aumento da letalidade, reforçando a gravidade da doença em menores de 1 ano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 CAMILA RODRIGUES DA SILVA, THAÍS ROCHA SALIM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/