O comportamento da Bronquiolite durante a pandemia de COVID-19
impactos causados no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21727/rs.v14i1.3312Abstract
A bronquiolite viral aguda (BVA) é uma doença de elevada morbidade em todo o mundo, principalmente nos meses de inverno, e constitui a infecção respiratória aguda mais comum em menores de 2 anos. Globalmente, o vírus sincicial respiratório (VSR) é uma causa comum de infecção aguda das vias áreas inferiores na infância e uma das principais causas de internações hospitalares em crianças, resultando em uma carga substancial para os serviços de saúde. Com a pandemia de COVID-19, numerosas medidas sanitárias têm sido adotadas para reduzir a disseminação do vírus. Tais medidas ajudaram a conter o surto de SARS‐CoV‐2 e influenciaram na transmissão de outros vírus respiratórios. Esse trabalho teve como objetivo analisar o impacto das medidas restritivas implementadas no combate da COVID-19 sobre a prevalência de internações por bronquiolite em menores de 1 ano no Brasil em 2019 e 2020, comparando com as taxas de mortalidade proporcional e letalidade por esta causa neste mesmo período, através de um estudo populacional, com dados obtidos no portal do Datasus. O presente estudo mostrou que houve redução de internações por bronquiolite no período de sazonalidade da doença em 2020 quando comparado a 2019, ano anterior à pandemia em menores de 1 ano no Brasil, com redução das taxas de internações e mortalidade e aumento da letalidade, reforçando a gravidade da doença em menores de 1 ano.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 CAMILA RODRIGUES DA SILVA, THAÍS ROCHA SALIM
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/