Software como ferramenta educacional: equidade e promoção de saúde por meio da tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.21727/rs.v14i1.3325Resumo
A inserção de ferramentas computacionais nas escolas faz parte de uma nova abordagem de ensino nos diversos estratos da educação básica, sendo um método de apoio e incentivo no processo de aprendizagem. Contudo, são evidentes as diferenças regionais no que tange o acesso aos aparatos tecnológicos tanto nas residências, quanto nas instituições de ensino, colocando à margem do conhecimento alguns grupos populacionais, o que se torna preocupante principalmente no que diz respeito à saúde. O sistema Sombrinha de 2020 é um software desenvolvido na plataforma Microsoft Visual Studio de 2012, com a finalidade de ensino e propagação de conhecimento na área de saúde nas escolas públicas no município de Vassouras. O software apresenta registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), processo de número BR512022001476-9. Foi programado em linguagem Visual Basic e apresenta compilação de 1062 páginas de código em algoritmo hash SHA-512. O projeto foi desenvolvido em quatro etapas, sendo elas: levantamento bibliográfico, pré-desenvolvimento, desenvolvimento e questionário. Assim, o sistema demonstrou significativa eficácia no ensino, sendo um instrumento aplicável e colaborativo nas escolas, tendo potencial de auxiliar na construção de cidadãos conscientes e participantes da promoção da saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Bárbara Tisse da Silva, Ivana Picone Borges de Aragão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/