Software como ferramenta educacional: equidade e promoção de saúde por meio da tecnologia

Authors

  • Bárbara Tisse da Silva Universidade de Vassouras
  • Ivana Picone Borges de Aragão Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.21727/rs.v14i1.3325

Abstract

A inserção de ferramentas computacionais nas escolas faz parte de uma nova abordagem de ensino nos diversos estratos da educação básica, sendo um método de apoio e incentivo no processo de aprendizagem. Contudo, são evidentes as diferenças regionais no que tange o acesso aos aparatos tecnológicos tanto nas residências, quanto nas instituições de ensino, colocando à margem do conhecimento alguns grupos populacionais, o que se torna preocupante principalmente no que diz respeito à saúde. O sistema Sombrinha de 2020 é um software desenvolvido na plataforma Microsoft Visual Studio de 2012, com a finalidade de ensino e propagação de conhecimento na área de saúde nas escolas públicas no município de Vassouras. O software apresenta registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), processo de número BR512022001476-9. Foi programado em linguagem Visual Basic e apresenta compilação de 1062 páginas de código em algoritmo hash SHA-512. O projeto foi desenvolvido em quatro etapas, sendo elas: levantamento bibliográfico, pré-desenvolvimento, desenvolvimento e questionário. Assim, o sistema demonstrou significativa eficácia no ensino, sendo um instrumento aplicável e colaborativo nas escolas, tendo potencial de auxiliar na construção de cidadãos conscientes e participantes da promoção da saúde.

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Published

2023-03-31

How to Cite

Tisse da Silva, B., & Picone Borges de Aragão, I. . (2023). Software como ferramenta educacional: equidade e promoção de saúde por meio da tecnologia. Revista De Saúde, 14(1), 08–15. https://doi.org/10.21727/rs.v14i1.3325

Issue

Section

Artigos Originais