Projeto “O universitário transformador na comunidade: Pequenas ações, grandes inovações!”
Keywords:
Educação Médica, Medicina, ComunidadeAbstract
Ciente de seu compromisso com a promoção da inclusão social, a Universidade Severino Sombra desenvolve o projeto “O Universitário Transformador na comunidade: pequenas ações, grandes inovações!”, que tem o auxílio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Representa concretização de um novo caminho, acolhedor e humanizado para se cuidar de pessoas. Institucionalizado, o projeto conta com professores e alunos dos cursos de medicina, medicina veterinária e odontologia, que realizam ações de promoção e recuperação da saúde de moradores dos bairros Ipiranga e Itakamosi, em Vassouras. Compartilhamento de saberes, estabelecimento de vínculo e de laços de confiança, realização de ações motivadores para autocuidado e assistência básica à saúde estão entre os pilares do projeto. Aos alunos é oportunizada realização de visita domiciliar, compreensão do processo saúde-doença e atuação na comunidade por meio da realização de ações promoção e recuperação da saúde e prevenção ao surgimento de doenças. Por meio do mapeamento do território, da realização de ações de vigilância à saúde e da identificação dos determinantes para o adoecimento, os alunos do primeiro período do curso de medicina compreendem os fatores de risco para o surgimento de doenças e o papel do profissional de saúde nas ações intersetoriais. Ações de educação em saúde são executadas pelos acadêmicos do 2o. período de medicina. Curso de Medicina - 3o período: oferecem aos moradores assistência básica de qualidade. Dados antropométricos são verificados e sinais vitais aferidos, contribuindo para qualidade de vida das pessoas. Aquelas que têm necessidade de atendimento especializado, são encaminhadas ao ambulatórios do Hospital Universitário Sul Fluminense, garantindo assim resolutividade da atenção. Animais da localidade onde o projeto é desenvolvido contam com a assistência prestada pelos alunos de medicina veterinária. Equipamento social imprescindível ao empoderamento dos atores sociais envolvidos no projeto, a Escola Municipal Joaquim Pinto e Souza, no bairro Ipiranga, é locus de atuação dos alunos de Odontologia.Downloads
References
Costa EMA, Carbone MH. Saúde da família: uma abordagem multidisciplinar. Rio de Janeiro: Rubio. 2009.
Andrade R. O perfil do médico a ser formado no novo projeto de graduação em Medicina. 2010. [online] [capturado 29 abr. 2013]; Disponível em: http://www.escolasmedicas.com.br/art_det.php?cod=181.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/