Síndrome de Guillain-barré pós-infecção por dengue: Relato de caso
Abstract
A organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 2,5 bilhões de pessoas (2/5 da população mundial) estão sob risco de contrair dengue e que ocorram anualmente cerca de 50 milhões de casos. Desse total, cerca de 550 mil necessitam de hospitalização e pelo menos 20 mil morrem em consequência da doença que afeta mais de 120 países e é considerada uma doença negligenciada pela OMS. Este manuscrito relata o caso de A.A.D., 27 anos, parda, residente de Guapimirim-RJ, que desenvolveu subitamente febre intermitente, mialgia, dorsalgia e astenia. Após 10 dias da apresentação dos sintomas referidos, em ambiente domiciliar, novo quadro clínico surgiu caracterizado por paresia em membros inferiores que evolui para os membros superiores, dislalia, dispneia e hematêmese. Diante do quadro apresentado deu entrada no hospital de Guapimirim, onde foi diagnosticada com possível caso de meningite. Com o agravamento do seu estado geral foi transferida para o Hospital Universitário Sul Fluminense, em Vassouras-RJ, onde foi encaminhada para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Através dos achados clínicos e do exame do liquido cefalorraquiano, solicitados na UTI, chegou-se ao diagnóstico da Síndrome de Guillain –Barré (SGB), uma inflamação e desmielinização dos nervos periféricos, que se desenvolve frequentemente após infecções, principalmente virais. Posteriormente foi solicitado a sorologia (IgM e IgG) onde foi confirmado infecção recente por dengue, possível etiologia para SGB. Desse modo, a infecção por dengue permanece sendo um grave problema de saúde pública em vários países, inclusive no Brasil. Nosso relato de caso objetiva demonstrar a importância de combater a incidência dessa doença para evitar suas complicações, como de possível causadora da SGB4.Downloads
References
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_nacionais_prevencao_controle_dengue.pdf.
Ferreira MLB, Cavalcanti CG, Coelho CA, Mesquita SD. Manifestações Neurológicas de Dengue: Estudo de 41 casos. Arq Neuropsiquiatr. 2005;63(2-B):488-93.
Esack A, Teelucksingh S, Singh N. The Guillain-Barré syndrome following dengue fever. West Indian Med J. 1999;48(1):36-7.
Nogueira RMR, Miagostovich MP, Filippis AMB, Pereira MAS, Schatzmayr HG. Dengue Virus Type 3 in Rio de Janeiro, Brazil. Mem Inst Oswaldo Cruz. 2001;96(7):925-6.
Cunha-Matta AP, Soares-Moreno SA, Almeida AC, Freitas VA, CarodArtal FJ. Complicaciones neurológicas de la infección por el virus del dengue. Rev Neurol. 2004;39(3):233-7.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/