A real importância das Ligas Acadêmicas: A visão dos alunos

Authors

  • Paula Pitta de Resende Cortes
  • Raimundo Marcial de Brito Neto
  • José Raphael Bigonha Ruffato
  • Oswaldo Aparecido Caetano

Abstract

As Ligas Acadêmicas são organizações criadas por estudantes que funcionam sob supervisão de um docente. Essas entidades visam aumentar a participação discente de forma complementar à graduação nos campos de ensino, pesquisa e extensão. Muitos tem sido os questionamentos sobre a real importância das LA no contexto da formação do profissional médico. Porém a maioria dos estudos apontando para falhas no desenvolvimento curricular das instituições de ensino, ou mostrando a importância em se terem as LA. Esse estudo buscou avaliar a importância das LA sob a perspectiva crítica do acadêmico de medicina, a fim de estimular suas autocríticas e as críticas relacionadas à liga que pertencia e/ou pertence atualmente. Foi aplicado questionário de formato Likert aos acadêmicos de medicina do 1° ao 12° período. A análise se deu de forma simples e seus resultados apresentados em gráficos em forma de pizza. Avaliar a importância da LA sob a ótica do acadêmico de medicina é essencial para a retomada da LA como fonte de formação complementar de qualidade para o futuro profissional médico.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina. Diretrizes nacionais em ligas acadêmicas de medicina, São Paulo. 2011.

Diretrizes Nacionais Curriculares para o Curso de Graduação em Medicina. 2014.

Azevedo RP, Dini PS. Guia para construção de Ligas Acadêmicas. Ribeirão Preto: Assessoria Científica da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina. 2006. Disponível em: <http://www.daab.org.br/texto.asp?registro=157>. Acesso em: 18 fev. 2012.

Torres AR, Oliveira GM, Yamamoto FM, Lima MCP. Ligas Acadêmicas e formação médica: contribuições e desafios. Interface Comun Saúde Educ. 2008;12(27):713-720.

Pêgo-Fernandes PM, Mariani AW. O ensino médico além da graduação: ligas acadêmicas. Diagn Tratamento. 2011;16(2):50-51.

Vergara SC. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3.ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2000.

Marconi MA, LAKATOS EM. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração e interpretação de dados. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1996.

Hamamoto Filho PT. Normatização da abertura das Ligas Acadêmicas: a experiência da Faculdade de Medicina de Botucatu. Rev Bras Educ Med. Rio de Janeiro. 2010;34:1.

Published

2017-08-31

How to Cite

Cortes, P. P. de R., de Brito Neto, R. M., Ruffato, J. R. B., & Caetano, O. A. (2017). A real importância das Ligas Acadêmicas: A visão dos alunos. Revista De Saúde, 8(1 S1), 93. Retrieved from https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RS/article/view/1075

Issue

Section

Resumo - Suplemento