Dermografismo Imediato Sintomático. Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.21727/rs.v9i1.1163Keywords:
Angioedema, Urticária, Dermopatias.Abstract
Dermografismo é uma forma de urticária física que pode chegar a acometer até 5% da população levando ao surgimento de lesões papulares e pruriginosas. Surge após estímulos físicos e é capaz de promover profundos impactos na qualidade de vida, pois pode se manifestar de forma grave com um quadro de angioedema. O quadro pode se manifestar em qualquer faixa etária, mas é mais frequente a partir da segunda década de vida. O sexo feminino é mais acometido. O diagnóstico é clínico, mas o pouco conhecimento sobre as dermopatias torna a sua identificação um desafio para os profissionais. O tratamento é simples, embora a cura possa não ser alcançada na maior parte dos casos. O caso de dermografismo imediato sintomático relatado neste artigo ratifica a relevância da atuação dos profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde no diagnóstico precoce e na adequada proposta terapêutica.
Downloads
References
- Powell RJ, Du Toitw GL, Siddiquez N, Leech SC, Dixonz TA, Clarkk AT et al. BSACI guidelines for the management of chronic urticaria and angio-oedema. Clin Exp Allergy 2007; 37: 631-50.
- Lima SO, Rodrigues CS, Camelo-Nunes IC, Solé D. Urticárias físicas: revisão. Rev. Bras. Alerg. Imunopatol. 2008; 31(6):220-226.
- Martins ER. Urticária e angioedema. In: Rios JBM, Carvalho LP. Alergia Clínica – Diagnóstico e Tratamento. 2.ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2007. p.505-31.
- França AT, Valle SOR. Urticária e Angioedema: diagnóstico e tratamento. 3. ed. Rio de Janeiro: Revinter; 2014.
- Criado RFJ, Philippi JC, Franco RS, Mello JF. Urticárias. Rev. bras. Alerg. imunopatol. 2005;28:273-83.
- Lima EMS, Lima ICS, Coelho CDP, Lima MCS. Uma visão diferenciada no manejo do dermografismo. Braz J Allergy Immunol. 2015;3(3):77-85.
- Adcock BB, Hornsby LB, Kimble Jenkins K. Dermographism: An adverse effect of atorvastatin. JABFP 2001;14(2): 148-151.
- Pires JS, Ue APF, Furlani WJ, Souza PK , Rotta O. Dapsona como alternativa no tratamento de urticária crônica não responsiva a anti-histamínicos. Anais Brasileiros de Dermatologia 2008; 83(5): 413-418.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/