Discite secundária à infecção urinária: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.21727/rs.v11i1.2198Abstract
Discite por definição trata-se de um processo inflamatório, em sua grande maioria infeccioso, que acomete os discos intervertebrais, causando como principal sintoma a dor, que pode localizar-se na coluna ou irradiar para locais como abdome, quadris, membros inferiores ou virilha devido a compressão das raizes nervosas. É uma causa relativalmente rara de lombalgia no adulto, afetando mais o sexo masculino e predominando na faixa etária entre 50 e 60 anos. Sintomas como febre acompanhada de calafrios e sudorese noturna são comemorativos importantes na história clínica do paciente que ajudam a alcançar o diagnóstico. O relato de caso trata de um idoso de 74 anos, com história de hipoestesia e paraparesia importante em membros inferiores, associado a febre e calafrios raros, diagnosticado com discite secundária à uma infecção urinária por Enterococcus spp, baseado na história do paciente, sintomas clínicos e achados de imagem. Destaca-se a importância e o desafio do diagnóstico precoce, indicando os sintomas muitas vezes inespecíficos, que necessitam estar acompanhados de uma coleta rigorosa da história clínica do paciente, com o manuseio correto dos exames de imagem e laboratoriais, identificando o agente infeccioso implicado para um tratamento eficaz e conduzido pela cultura, fornecendo um melhor prognóstico clínico e maior sobrevida dos pacientes.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/