Neoplasias malignas de laringe em 2019 no estado do Rio de Janeiro: análise epidemiológica
DOI:
https://doi.org/10.21727/rs.v12i3.2488Abstract
As neoplasias malignas de laringe são um dos principais tipos de carcinomas de cabeça e pescoço sendo o diagnóstico feito pela otorrinolaringologia através da laringoscopia com biopsia. O principal tipo é o carcinoma de células escamosas e precisa ser diagnosticado previamente, tendo em vista a sua importância anatômica na deglutição, respiração e fonação, além de estética. Esse estudo avalia pelo aspecto da epidemiologia como internações, valor total, taxa de mortalidade, sexo, raça e hábitos modificáveis. Sendo assim, foram obtidas respostas de que se trata de uma enfermidade de diagnóstico tardio, que afeta a vida social do paciente no ano de 2019, onde foram referidos 610 casos sendo prevalente na população mais velha, branca, tabagista e etilista. Em custos se trata de um tratamento cirúrgico com ou sem radioterapia podendo associar-se a quimioterapia, ou seja, oneroso e demorado.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/