Insuficiência cardíaca no Brasil: enfoque nas internações hospitalares no período de 2010 a 2019
DOI:
https://doi.org/10.21727/rs.v12i2.2496Abstract
Cerca de 23 milhões de pessoas são portadoras de Insuficiência Cardíaca, havendo dois milhões de novos casos diagnosticados a cada ano no mundo, constituindo a primeira causa de internação hospitalar, em pacientes acima de 60 anos de idade no Brasil. Objetivo: Traçar um panorama epidemiológico de insuficiência cardíaca por macrorregião brasileira durante 10 anos. Métodos: realizado através de dados obtidos no banco de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) - Sistema de Informações Hospitalares e Sistema de Morbidade Hospitalar, sobre o panorama epidemiológico da insuficiência cardíaca no período entre janeiro de 2010 e dezembro de 2019. Resultados: Foi observado que as internações para tratamento de IC possuem predominância do caráter de urgência. No sistema de morbidade hospitalar, a faixa de idade prevalente, em adultos, foi entre 70 a 79 anos e, em crianças, os menores de 1 ano, com 13.374 casos. A taxa de mortalidade brasileira, nos 10 anos pesquisados, foi de 10,13. Conclusão: No Brasil, o número de internações por insuficiência cardíaca é elevado, assim como o de mortalidade. Por isso, é importante investir na prevenção primária das doenças cardiovasculares, assim como na secundária e terciária.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/