Sarcoidose: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.21727/rs.v12i2.2725Abstract
Resumo:
Introdução: A sarcoidose é uma doença inflamatória multissistêmica de característica autoimune que acomete o pulmão em sua prevalência. Seu diagnóstico é obtido pela correlação clínico – radiológica positiva, além da ratificação histopatológica com o granuloma não caseoso, sua característica marcante. Possui etiologia ainda desconhecida, porém hipóteses sugerem uma reação granulomatosa inflamatória a partir da proliferação de linfócitos T CD4+ e outras células, devido ao contato com antígenos ambientais em indivíduos geneticamente predispostos ao seu desenvolvimento. É considerada uma doença rara e possui literatura escassa no Brasil. Objetivo: Relatar um caso de sarcoidose desde o diagnóstico até o tratamento, ampliando o conhecimento escasso sobre essa doença no Brasil. Material e método: As informações foram coletadas a partir da análise retrospectiva do prontuário, além de anamnese e exame físico da paciente confrontando os dados obtidos com a literatura atual, pesquisados em português e inglês na bases de dados PubMed, Scielo e Lilacs, dos anos de 2000 à 2019. Discussão: Houve correlação epidemiológica positiva com o perfil da paciente relatada, porém verificou-se um equívoco quanto a hipótese diagnóstica inicial com base na incompatibilidade da correlação clínico-histopatológica necessária para fechar o diagnóstico. Após nova biópsia houve melhor esclarecimento quanto a etiologia granulomatosa e confirmação do diagnóstico. Conclusão: Concluiu-se que a sarcoidose é pouco prevalente no Brasil e possui um polimorfismo grande sendo inclusa em muitos diagnósticos diferenciais de outras patologias prevalentes. Isso torna-a um desafio diagnóstico, que deve ser sempre considerada frente a manifestações clínicas inespecíficas.
PALAVRAS-CHAVE: Sarcoidose; Sarcoidose pulmonar; Doença de Besnier-Boeck.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/