Características maternas e o impacto da prematuridade no recém nascido
DOI:
https://doi.org/10.21727/rs.v13i1.2768Abstract
O parto prematuro caracteriza-se pela ocorrência do nascimento entre 20 e 37 semanas de gestação, havendo uma repercussão clínica alarmante para o recém nascido e para a gestante. O objetivo do estudo foi avaliar o impacto da prematuridade relacionados ao recém nascido e às características maternas observadas em pacientes de baixo risco atendidos em uma maternidade pública da cidade de Joinville, Santa Catarina. Sendo um estudo caso-controle cuja população foi randomizada entre puérperas primigestas atendidas na Maternidade Darcy Vargas, no período de março de 2018 a fevereiro de 2019 contabilizando uma amostra total de 722 puérperas. Dessa forma, os fatores relacionados com o desfecho de prematuridade foram uso de drogas pela gestante e a diminuição de frequência de consultas pré-natais. Em relação aos fatores neonatais analisados que foram relacionados com a prematuridade: menor capurro, menores índices de apgar, baixo peso ao nascer, internação neonatal foram características que diferenciam os prematuros dos recém-nascidos a termo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/