Importância da oftalmoscopia realizada na Atenção Básica de Saúde para diagnóstico precoce da Retinopatia Diabética e Hipertensiva
DOI:
https://doi.org/10.21727/rs.v12i3.2781Abstract
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e o Diabetes Mellitus (DM) fazem parte do rol de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) mais comuns e com a maior taxa de morbimortalidade, atualmente, no Brasil e no mundo. Diversas complicações estão atreladas a essas patologias dentre elas pode-se destacar a Retinopatia Diabética (RD) e Hipertensiva (RH), sendo a primeira uma causa importante de cegueira adquirida e irreversível no mundo. O presente estudo tem o objetivo de mostrar de forma analítica a importância da realização da Oftalmoscopia pelo médico da Atenção Básica à saúde, à fim de promover um diagnóstico precoce da retinopatia diabética e hipertensiva. Trata-se de uma revisão de literatura, na qual foram incluídos 21 artigos do Scielo, PubMed, Cochrane Libary, Diretrizes brasileiras de HAS e DM, além de dados da OMS e Cadernos e Guias do Ministério da Saúde. A RD e RH estão interligadas ao controle deficitário da glicemia e da pressão arterial. O médico generalista representa uma imagem de suma importância quando se emprega precocemente o exame de fundo de olho nas suas consultas de rotina ambulatorial dentro da Atenção Básica. O Médico da atenção primária da saúde deve estar preparado para aplicação de condutas precoces e exatas, como a realização da oftalmoscopia direta, para viabilizar a redução de danos como a cegueira e gastos públicos. Por fim, é evidente a real necessidade da implementação do aprendizado e realização do exame de fundoscopia pelos profissionais médicos da Unidade Básica de Saúde.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/