Métodos de barreira contra aerossol no manuseio da via aérea durante a pandemia da COVID-19: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.21727/rs.v13i1.2868Abstract
A disseminação e contágio pelo coronavírus ocorre por meio de gotículas e aerossóis, sobretudo em técnicas invasivas de obtenção de via aérea como a Intubação Orotraqueal (IOT). O presente estudo teve por finalidade comparar e avaliar a aplicabilidade dos métodos de proteção por barreira durante a realização da IOT e a tentativa de minimizar a dispersão de aerossóis nos ambientes de Terapia Intensiva. Foi realizada uma revisão de literatura. Dispositivos como “Aerosol Box”, “Simple Drape” e “Drape Tent” foram métodos formais de proteção do ambiente criados. No Brasil, atualmente, não há norma técnica que viabiliza o uso de métodos de barreira. Portanto, foram produzidas simulações que testaram a maior parte dos dispositivos, analisando macropartículas e micropartículas, posições do operador, modo de dispersão das gotículas e confiabilidade dos métodos. Concluiu-se que os métodos de barreira conferiram mínima proteção do ambiente e do laringoscopista, não justificando, portanto, seu uso regular nos protocolos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/