Perfil clínico dos pacientes eleitos a cirurgia cardiovascular no Hospital Universitário de Vassouras (HUV), no período pré-pandemia Covid 19
DOI:
https://doi.org/10.21727/rs.v13i3.3025Abstract
As Doenças Cardiovasculares (DCV) são, atualmente, a maior causa de morte e, também, de morbidade e incapacitação no mundo. Nesse caso, a abordagem terapêutica cirúrgica, apesar de ser um processo mais complexo e invasivo, quando bem indicado contribui com o aumento do tempo de sobrevida e melhora a qualidade de vida dos pacientes. Portanto, este estudo tem como objetivo identificar o perfil clínico dos pacientes eleitos a cirurgia cardiovascular no Hospital Universitário de Vassouras – HUV no período pré-pandemia COVID 19. Para isso, o trabalho contou com a análise de prontuários da área de cardiologia do HUV abrangendo dados desde 2015 a 2018, além de contar com dados coletados em Base de Dados Virtuais como LILACS, MEDLINE, BDENF, SciELO e PubMed. Dos resultados obtidos, 73,6% dos pacientes tinham idade igual ou superior a 60 anos, 31% eram pardos, 90% eram hipertensos e ex-tabagistas (31%). Dos diagnósticos iniciais, cerca de 62% apresentaram angina. O tipo de cirurgia mais realizada foi a de revascularização do miocárdio isolada com aproximadamente 59% dos casos, associado ao uso de circulação extracorpórea em 80% dos pacientes. Houve uma pequena porcentagem de complicações, sendo a maioria de derrame pleural (4%). O presente trabalho mostrou características relevantes de um grupo significativo de pacientes submetidos a cirurgia cardiovascular, no período pré-pandemia Covid 19, podendo ser o ponto de partida comparativo inicial do perfil epidemiológico e clínico dos pacientes eleitos a cirurgia cardiovascular pós-pandemia, na região Sul-Fluminense.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Daniela Maria Ferreira Rodrigues, Thaís Lemos de Souza Macêdo, Marco Aurélio dos Santos Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/