Setembro Amarelo: A campanha influencia no número de casos de auto-agressões no Rio de Janeiro?
DOI:
https://doi.org/10.21727/rs.v14i3.3465Abstract
Sendo uma das principais causas de morte entre jovens de 15 a 29 anos, o suicídio é um tema que vem ganhando cada vez mais atenção das instituições de ensino, dos agentes da saúde e da grande mídia. Ademais, a campanha Setembro Amarelo se populariza mais a cada ano, com a intenção de promover a conscientização sobre o tema e prevenção do suicídio. Portanto, com o intuito de analisar o impacto real que a campanha Setembro Amarelo obteve na comunidade, este estudo usou o Teste T de Student para comparar as médias mensais de notificações por lesões autoprovocadas no período de 2015 e 2020 no estado do Rio de Janeiro presentes no banco de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Na análise do material foi observado que ocorreu uma diferença significativa entre a média de notificações no mês anterior ao início da ação pública em relação ao mês seguinte, que foi estatisticamente maior. O fato gera o questionamento sobre as informações compartilhadas na grande mídia durante o mês de setembro, mesmo que bem intencionadas, terem o efeito contrário ao desejado, aumentando o número de autoagressões. Com isso, ressalta-se a importância da reformulação das estratégias incorporadas por esta ação em saúde a fim de garantir o objetivo proposto e efetividade da campanha.
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Copyright (c) 2023 Yasmim Lopes Silva, Laura Avraham Ribas, Thaís Rodrigues Neves, Julia Bardela de Oliveira, Manuela de Matos Costa de Menezes, Marcos Antonio Mendonça
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