Tumores Estromais Gastrointestinais (GIST): Relato de Caso e Revisão da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.21727/rs.v1i2.39Keywords:
Neoplasias gastrointestinais. Tumores do estroma gastrointestina. Oncología médica.Abstract
GIST (Gastrointestinal stromal tumor) é o tumor estromal do trato gastrointestinal que por muito tempo foi denominado “leiomioma” ou “leiomiossarcoma”. A partir da microscopia eletrônica e da imunohistoquímica, descobriu-se que é uma neoplasia que se origina das células intersticiais de Cajal e da expressão da proteína c-KIT. Embora raro, representa a maioria dos tumores mesenquimais do trato digestivo. Localiza-se preferencialmente no estômago e acomete principalmente indivíduos de meia-idade e idosos. Os exames de imagem, especialmente a tomografia computadorizada, permitem definir a localização, dimensão do tumor e sua relação com as estruturas vizinhas, embora a avaliação imunohistoquímica seja sempre necessária para o diagnóstico etiológico. A remoção cirúrgica é o tratamento de escolha. O tratamento farmacológico tem sido preconizado em casos avançados. Este trabalho tem como objetivo realizar relato de um caso da INONCO em Vassouras e uma revisão bibliográfica sobre a doença, o diagnóstico e o tratamento do GIST.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/