Repercussões celulares e imunológicas dos isômeros de ringer lactato na ressuscitação volêmica humana
DOI:
https://doi.org/10.21727/rs.v6i1.43Keywords:
Hemorragia. Ressuscitação. Ringer lactato. Isômeros.Abstract
A hemorragia é responsável por 40% das mortes por trauma e é intenso o debate sobre o manejo correto destes pacientes. O Ringer Lactato é a solução considerada ideal para ressuscitação volêmica humana. Contudo, mesmo uma substância consagrada como o Ringer Lactato promove uma série de efeitos celulares e imunológicos deletérios ao organismo. O presente estudo propôs uma revisão literária acerca da atividade dos isômeros da solução de Ringer Lactato no organismo humano com o objetivo de entender melhor a ação destes isômeros nos mecanismos imunológicos a fim de minimizar os efeitos colaterais decorrentes de sua utilização. Tal revisão se deu através de pesquisa sistemática em bases de dados na área da saúde (Medline, Lilacs, Bireme, Pubmed e Scielo.), contemplando as publicações científicas dos últimos 50 anos.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/