DESCRIÇÃO DE ADAPTAÇÃO DA TÉCNICA DE COLETA DE SANGUE POR PUNÇÃO CARDÍACA EM SERPENTES, ATRAVÉS DO ESTUDO EM CASCAVÉIS (Crotalus durissus)
DOI:
https://doi.org/10.21727/rs.v8i1.783Keywords:
Coleta de sangue, Animais Silvestres, SerpentesAbstract
A necessidade de padronizar a técnica de punção em serpentes é um decorrente desafio na clínica de animais selvagens, o presente trabalho propõe uma nova angulação para punção cardíaca em Crotalus durissus (cascavel), normalmente as escolhas na punção são as veias coccígeas caudais e palatinas, ou ramos espinhais dorsais das veias espinhais dorsolaterais, entretanto ambas se mostram pouco eficientes em cascavéis nas amostras sanguíneas acima de 1ml. A técnica descrita propõe que por meio de palpação localiza-se ventralmente a base do coração, que é reconhecida pela forte pulsação local, e em posição lateralizada pelo lado direto, no espaço entre as junções das sexagésima oitava escama ventral com as escamas latero dorsais, cuidadosamente insere-se a agulha em uma angulação de 90°, retirando o sangue lentamente para não promover o colabamento das paredes cardíacas. Esta técnica foi reproduzida em cinco indivíduos, que após serem submetidos à técnica apresentaram normalidade em seus padrões clínicos.
Downloads
References
Silva JCR. Tratado de animais selvagens-medicina veterinária: Editora Roca; 2007.
Neves Júnior J, Machado R, Pires J, Lauriggio A, Passos A, Couto A. Descrição de uma nova técnica para punção venosa em serpentes, através do estudo em jibóias (boa constrictor). Revista da Universidade Rural - Série Ciências da Vida. 2006;26(Suplemento).
Borges AR, Rios CHV, Lemos M, Vashist U, de Sousa BM. Blood samples from Liophis typhlus (Linnaeus, 1758)(Serpentes, Dipsadinae) by cardiac puncture without surgical procedures. Revista Brasileira de Zoociências. 2014;15(1, 2, 3).
Fudge AM. Laboratory medicine: avian and exotic pets: Elsevier Health Sciences; 2000.
GONÇALVES G. Manual de emergência em aves. São Paulo: MedVet. 2010.
Divers SJ, Mader DR. Reptile medicine and surgery: Elsevier Health Sciences; 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/