Comparação entre a incidência, nacional, estadual e do município de Vassouras, de sífilis congênita, nos últimos quinze anos
DOI:
https://doi.org/10.21727/rs.v9i1.1248Palavras-chave:
Treponema pallidum. Sífilis congênita. Saúde da Mulher.Resumo
A sífilis é uma doença crônica causada pela bactéria Treponema pallidum, geralmente adquirida por contato sexual com outro indivíduo infectado. As gestantes fazem parte de um grupo epidemiológico importante, uma vez que não só são portadoras de sífilis, como também podem gerar crianças com sífilis congênita através da disseminação hematogênica transplacentária. Este estudo teve como objetivo realizar um levantamento epidemiológico da incidência de sífilis congênita no município de Vassouras, no estado do Rio de Janeiro e no Brasil. O levantamento foi realizado a partir dos informes epidemiológicos do município de Vassouras, RJ, do estado do Rio de Janeiro e do Brasil, nos últimos 15 anos. Os resultados mostraram que o município de Vassouras revelou uma taxa de incidência de sífilis congênita compreendida entre 2 e 4,4 casos/1000 nascidos vivos, em 5 anos alternados e inferiores as observadas aos índices do Brasil e do Rio de Janeiro, apresentando inclusive incidência zero em dez anos dos quinze anos analisados. Devido a sua importância, este estudo epidemiológico poderá contribuir com a qualidade dos serviços de Atenção Básica a Saúde da Mulher no município de Vassouras, RJ.
Downloads
Referências
-Edward W. Sífilis. In: Goldman L, Cecil AD. Tratado de Medicina Interna. 24. ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2015. p. 2221-29.
-Kasper DL, Fauci AS, Hauser SL, Longo DL, Jamerson JL, Loscalzo J, et al. Sífilis. In: Medicina interna de Harrison. 18. ed. Porto Alegre: AMGH; 2013. p. 1380-88.
- Governo do estado do Rio de Janeiro. Secretaria de estado de saúde. Informe epidemiológico Sífilis materna e congênita. Rio de Janeiro (RJ); 2016.
- Avelleira JCR, Bottino G. Sífilis: Diagnóstico, tratamento e controle. An Bras Dermatol. 2006; 81 (2): 111-26.
-Araújo CL, Shmizu HE, Sousa AIA, Hamann EM. Incidência da Sífilis Congênita no Brasil e sua relação com a Estratégia de Saúde da Família. Rev Saúde Pública. 2012; 46 (3): 479-86.
- Lozano, R. Global and Regional Mortality from 235 causes of death for 20 age groups in 1990 and 2010: a systematic analysis for the Global Burden of Disease Study 2010. Lancet. 2012; 380: 2095–128.
- Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico – Sífilis. Brasília, DF; 2015.
- Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico – Sífilis. Brasília, DF; 2012.
- Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico – Sífilis. Brasília, DF; 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/