Cisto esplênico com aumento de CA 19-9: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.21727/rs.v10i01.1484Resumo
Os cistos esplênicos (CE) são raros e sua sintomatologiaestão estritamente relacionadasao tamanho do cisto. O presente artigo tem como objetivo relatar um caso de CE com aumento do Antígeno Carboidrato 19-9 (CA-19-9). O CA 19-9 é descrito como marcador tumoral pancreático e gastrointestinal e sugere-se sua correlação nos casos de CE. No presente relato, F.S, feminino, 33 anos, assintomática, com CE diagnosticado em 2009, através de ultrassonografia (USG). Nova USG em 2010 mostrou aumento do CE e dosagem de CA 19-9 de 123,6 U/ml,em 2016 de 203,7 U/ml. Paciente foi encaminhada em ambas as consultas,para avaliação cirúrgica, indicando-se esplenectomia total, não realizada. Em última avaliação em 2018, apresentou CA 19-9 de 637,8 U/ml. Portanto, têm se notado correlação entre o aumento do CA 19-9 com a presença do CE, o que é reforçado pelo presente relato de caso, sugerindo a inclusão na literatura do CE dentre as causas benignas de elevação desse marcador tumoral.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/